Escolas saudáveis e sustentáveis: conectando produção e consumo conscientes de alimentos

O Projeto Escolas Saudáveis e Sustentáveis tem por objetivo desenvolver ações com vistas a fortalecer, integrar e ampliar práticas alimentares e ambientais sustentáveis nas escolas municipais de Niterói. Este projeto tem como elemento central a implantação de hortas abordando os eixos alimentar, ambiental e pedagógicos.

Diversos subprojetos de mestrado e graduação estão sendo desenvolvidos dentro deste projeto a saber:

 1- Análise da geração de resíduos sólidos em unidades de Alimentação e Nutrição escolares do Município de Niterói – RJ.

 2- Análise do potencial e desafios para a implementação de hortas pedagógicas como ferramenta de promoção de alimentação saudável e sustentável em escolas de um município do estado do Rio de Janeiro

 3- Avaliação das Boas Práticas de Manipulação em Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares de um Município do Rio de Janeiro.

 4- Ambiente alimentar: fatores promotores e competidores da adesão à alimentação escolar.

 5-  A concretização da Educação alimentar e nutricional proposta no Programa Nacional de alimentação escolar nos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas de um município do estado do Rio de Janeiro.

Este projeto também conta com o apoio de agricultores de Niterói que desenvolvem os princípios da agroecologia na implantação das hortas.

O projeto atualmente está atuando em 7 unidades escolares, sendo 2 unidades de educação infantil e 5 escolas municipais.

GALERIA DE IMAGENS

EM Heloneida Studart

Oficina de semeadura

Preparação de canteiros

UMEI Jacy Pacheco

Oficina de semeadura

Preparação de canteiros

UMEI Vinicius de Moraes

Preparação de canteiros

Plantio

Colheita

“Inovação em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niterói”

No dia 10/05 estivemos presentes no Seminário “Inovação em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niterói” em comemoração aos dois anos dos projetos PDPAs

Estiveram presentes as coordenadora Patricia Camacho e as mestrandas Kamilla Bertu e Marcelly Cabral do projeto Escolas Saudáveis e Sustentáveis.

 

Skip to content