No dia 13 de julho de 2024, de 9h às 16h, ocorreu o encontro de formação para conselheiros de alimentação escolar de municípios do Rio de Janeiro de forma presencial na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense, organizado pela equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFF com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A atividade teve o objetivo de fortalecer o conselho de alimentação escolar por meio da capacitação técnica com a análise das atribuições dos conselheiros na visita às escolas e obteve a participação de 56 conselheiros de 24 municípios do Rio de Janeiro.

Na parte da manhã o evento contou com palestras enriquecedoras sobre: “controle social no PNAE e processo eleitoral do CAE” apresentado pela Maria de Fátima (representante do FNDE); “Sistema de Gestão do PNAE (SIGPNAE)” apresentado pela Taina Marchewicz (agente do CECANE-UFF) e “Atuação dos CAE em municípios do RJ e estratégias de visibilidade frente à comunidade escolar” apresentado pela Caroline Abreu (agente do CECANE-UFF).

Na parte da tarde, foi realizada a oficina de roteiro de visita e plano de ação anual do CAE, que teve o objetivo de debater a finalidade e importância dos roteiros de visita dos CAE às escolas e suas cozinhas bem como dos planos de ação do CAE, e também de possibilitar a instrumentalização dos conselheiros para o desenvolvimento e utilização dos roteiros e plano de ação à luz das normativas do PNAE.

Seguem algumas fotos do evento!